domingo, 11 de novembro de 2012

Célula Intelectual

Em algumas organizações adotou-se com indiscutível sucesso e não é de hoje o que chamam de Unidade de Negócios que nos anos 80 já era chamado de Mini Fábricas e que nos últimos tempos em algumas organizações deram o título também de PM “Project Manager”.

Isso se estendeu a outras áreas e foi subindo na estrutura do organograma das empresas. Conheço um Grande Grupo em São Paulo com esta visão e que desde então vem obtendo  invejáveis resultados e multiplicaram seus negócios de forma exponencial.  
Isto nada mais é que uma Célula Intelectual, ou seja. A empresa  forma ou contrata um SUPER  EXECUTIVO com perfil empreendedor, multi funcional com visão generalizada do negócio específico  para Gerenciar todo o ciclo das operações desde a Prospecção de Mercado, Orçamentos, Contratos, Propostas Técnicas, Proposta Comercial, Desenho de Venda, Estudos de Concepção e Aplicativos, Cronogramas, Planejamento, Controle de Produção, Produção, Diligenciamentos  de Eventos, Entregas e Start up do Equipamentos.
As áreas de apoio e de Produção atendem a outras demandas em paralelo, porém sob a Gestão do Gerente de Negócios ou Gerente de Operações se assim pode ser chamado.
Além de especializar o Gerente  no  Negócio de forma diferenciada, o fato de não necessitar de especialistas em áreas de apoio, proporciona ao negócio importante economia na estrutura funcional e ganha  expressiva agilidade no andamento em geral.
Neste tipo de estrutura nota-se importante otimização nas denominadas “Caixinhas“ no organograma em comparação com os formatos tradicionais.

Um comentário: