sábado, 18 de junho de 2011

Afinal, quem é mesmo o Grande CHEFE, Pessoa Física ou a Jurídica?

Por mais que os sócios das empresas  possam achar que são os patrões, mesmo que tenham 80 % ou 100% das ações do negócio, no final o verdadeiro patrão definitivamente não é  a pessoa física e sim a  Jurídica. Ou seja, sócios e colaboradores trabalham para o Grande CHEFE!
Quando um funcionário veste aos finais de semana uma camisa com uma marca estampada, ele não veste o nome do Sócio Sr. Fulano de Tal e sim o nome do Grande CHEFE , a empresa. Isso nos faz entender o refrão... ”Este cara veste a camisa da empresa”. Vestem por orgulho, comprometimento e prestam esta homenagem ao Grande Chefe. 
·         Porque todos os dias a mídia divulga falências, naufrágios, vendas, fusões de grandes marcas;
·         Os sócios e colaboradores passam por ela a empresa fica! Tem casos que a empresa morre junto com o sócio pelo tanto que tratou  seu CHEFE maior.
·         Quantos anúncios de morte de empresas somos informados diariamente? Se tivesse instituído para as empresas falidas um atestado de óbito, certamente a causa morte daria BO e lá estaria escrito em letras garrafais; Falência múltipla das áreas de Planejamento Industrial, Engenharia de Produtos, Qualidade, Vendas, Contratos e Produção;
·         Quem são os herdeiros da Falecida? Normalmente são dívidas é claro e podem ser pagas por muitas gerações pelo Trágico Naufrágio;
·         A maior herança de um negócio é a continuidade de seus herdeiros no comando maior;
·         Os sócios e Colaboradores morrem ricos ou morrem pobres, vai depender de como trataram sua empresa e ou seus empregos;
·         Empresa não tem um tempo de vida pré-estipulado como as pessoas. Vai depender do trabalho que foi prestado a ela ao longo de sua existência.
·         São os modelos de suas administrações de cada ciclo prestado ao CHEFE  que vai definir se sobreviverá ou não com seus fundadores, filhos, netos e bisnetos;
·         As pessoas podem ter muitos filhos, netos e bisnetos. O Sucesso de cada um vai depender do berço que foi criado, do quanto estudou e fundamentalmente de como foi educado.
·         Uma empresa pode ter centenas de filiais, vai depender de seu modelo administrativo para que elas sobrevivam ao longo de sua trajetória;
·         Tente lembrar-se de algumas  empresas que tenha mais de cem anos como Ford, GM, VW, Honda, Toyota, Grupo Votorantim, Grupo Pão de Açúcar, etc e que não tenham vivido episódios de dificuldades.
·         Todas têm uma coisa em comum: Superaram tudo aquilo que aqui comentamos e por terem planejado inclusive verbas para vencer dificuldades elas sobrevivem os desafios.
·         Onde andam algumas marcas como: Mesbla, Mapin, Wallig, JH Santos, Imcosul, Lobras ? Certamente foram engolidas pela competência de concorrentes ou dissolveram-se naturalmente por não saberem tampouco dar um rumo para subsistência da marca;
·         Não podemos deixar de citar algumas marcas que chegaram a menos tempo e tem tudo para ficar como: MC Donald, Fiat, Renner, Magazine Luiza,Microsoft, Kia Motors, Hundai,Gerdau, etc
·         Se todos de uma organização trabalhar pelo mesmo objetivo, desenvolvendo suas atividades com paixão e tendo comprometimento com a realização de uma tarefa eficaz, seria muito mais fácil de se obter bons resultado.
A soma das partes é maior do que o todo", se cada um der o seu máximo enquanto trabalha a média de 8 horas/dia, podemos redirecionar o pensamento dos líderes empresariais para o fator humano na organização, em vez, da preocupação contínua em redução de custos.Difícil... realmente é, mas não impossível!
·         Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível"
Por analogia, uma empresa deve ser tratada definitivamente como uma pessoa. Não é por acaso que damos o nome de PESSOA JURÍDICA. Uma empresa não tem CPF, mas tem CNPJ, endereço fixo próprio ou locado, recebem méritos e deméritos, tem pouco ou muito patrimônio e quando faz algo errado todo mercado fica sabendo.
Se o negócio der lucro, 0 chefe ganha e distribui dividendos aos seus sócios. Se fizer prejuízo ele além de não pagar seus sócios, decreta que trabalhem muito mais e de graça.
É o grande CHEFE que determina que seus comandantes percam noites de sono e ou ainda fazem desembolsar valores para sanear as contas do mês quando não se apoderam de todo seus bens.
Na justiça das informações que circulam no mercado todas as desgraças e os louros sempre  recairão sobre os ombros de quem administra. Ou por acaso os méritos da Rede Extra não está associada  a competência de seu Empresário Abílio Diniz;
O Grande CHEFE pune seus colaboradores pagando salários baixos, sem plano de benefícios, não oferecendo um refeitório descente, um bom plano de saúde e em última instância o demite. Depois,  remetem seus sócios a grandes dificuldades dilapidando inclusive seu patrimônio particular.

O grande CHEFE não exige beleza em seu jardim, uma portaria vistosa, móveis e computadores de última geração, investimentos de máquinas, pavilhões à beira de uma Rodovia, uniforme de grife em seus funcionários, etc. Mas é imperativo que faça apenas uma coisa:Resultado, LUCRO! Isso está previsto na elaboração de seu Contrato Social;
Os maiores presentes que seu Grande CHEFE pode receber são os cuidados que  seus sócios adotam com sua saúde financeira. Isso implica em planejar mercado, fazer projetos inovadores, respeitar seus clientes, entregar equipamentos e ou serviços que satisfaça e honre seus contratos, desenvolver bons parceiros como fornecedores, zelar pela qualidade, produtividade, pelo patrimônio, economizar em tudo que executa cuidar de seu nome o mantendo limpo, não contrair dívidas que não possam pagar , ter critérios ao contratar seus colaboradores , empreendedores e possuir um código de ética.

Existem grandes marcas que chegaram ao topo em seu segmento e para sobreviverem aos novos tempos, precisaram recorrer a Executivos Profissionais para tocarem seus negócios e acabaram mudando da sala do comando para salas dos Conselhos Administrativos. 

Uma pessoa de sucesso pode conquistar a fama em sua rua, em seu bairro ou em palcos internacionais.
 

Uma empresa pode não sair do fundo do quintal ou poderá conquistar o sucesso desfilando em grandes feiras, ostentando 500 m2  de estande em uma feira Internacional na Europa.



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