segunda-feira, 7 de março de 2011

Produtividade faz o Diferencial

Não é em vão que desde que o mundo é mundo se fala em padrões de quaisquer temas, seja Industrial,  político, religioso, econômico e até padrões de comportamento. A questão é que para todo e qualquer assunto se busca comparativos locais, regionais, estaduais, nacionais e até mundiais;
Em uma unidade de embalagens metálicas que gerenciei no passado, era uma das 140 fábricas no mundo fazendo lucro. A produtividade é imperativa, produtos finais envazados como Solventes o custo de aquisição da embalagem não pode ser mais caro que o produto final e a fábrica tem que gerar LUCRO.
Para Administrar uma unidade de “Embalagens Metálicas” que fabricava 20.000 Unidades mês era necessário exercitar e checar as velocidades das linhas hora a hora ,caçar custos em unidades decimais e de LUPA sob pena do volume multiplicado por taxas inviáveis resultarem em tragédia ao final do exercício;
O desempenho das linhas de produção estão diretamente ligadas a velocidade nas ações preventivas e corretivas de sucatas, retrabalhos e paradas de fábrica. A produtividade conquistada pode despencar por perdas fora de controle.
É necessário a consciência  que o acréscimo de R$ 1,00 no “Custo Fixo” representa muitas vezes  R$ 3,00 no “Ponto de Equilíbrio”.
Depois pude entender que “ESTA LENTE” com  estas preocupações  se aplicam também em qualquer tipo de indústria e ou produtos. O fato da empresa fabricar produtos Especiais sob encomenda muitas vezes serve apenas como desculpas para não utilizar-se de tais aplicativos e ou das preocupações citadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário