sábado, 31 de agosto de 2013

Diagnóstico In Loco ou On Line !

Ao longo de minha experiência de mais de 30 anos em nível Gerencial, Diretoria e Consultoria em renomadas empresas, achei que era possível criar uma ferramenta capaz de identificar o perfil de uma empresa independente de porte e ramo de atividade.

Há cerca de 10 anos venho aplicando isso e posso garantir que meus diagnósticos são acertados hoje em 95% e na medida em que vou ajustando os fatores de avaliação mais me aproximo da exatidão e a confiança nesta Ferramenta.
Posso afirmar inclusive, que é possível diagnosticar uma indústria sem sequer entrar no âmbito fabril e até mesmo sem ir até a empresa. Para isso basta que se possa conversar pessoalmente  com cada Gestor ou até mesmo por SKYPE ou Vídeo Conferência.

Evidente que depois de diagnosticar é necessário pelo menos uma rápida visita para poder confirmar IN LOCO os aspectos avaliados e as áreas envolvidas.  
Para cada Área da organização foram criados vários fatores de avaliação e por ocasião da entrevista com cada Gestor o Consultor atribui  um determinado peso para as respostas dadas e o nível que o assunto tenha evoluído. Ao final da conversa, fica automaticamente registrado o peso em percentuais atendidos segundo a avaliação do Consultor.

Ao final das entrevistas com todos os Gestores é possível fechar a grade de avaliação e apurar em que nível a empresa se encontra, qual a avaliação e ou impressão deixada por cada Gestor entrevistado. Finalmente, se obtém com muita exatidão em Gráfico de Pareto quais os piores setores da organização e qual o Plano de Ação necessário para cada área.
Na grande maioria dos Diagnósticos os Diretores ficam surpresos pelo tanto que o resultado disso alinha-se com as suas dificuldades de Gestão, bem como o quanto seus Gestores carecem de aperfeiçoamentos e treinamentos dirigidos, para atingirem um bom nível de gestão e agregarem resultados ao negócio.

Recentemente fiz um diagnóstico em uma importante empresa do interior de São Paulo do segmento Metal Mecânico onde o único setor que atingiu um aproveitamento acima de 50% foi o Depto Comercial. Logo, se confirmou o diagnóstico, uma vez que o volume em carteira atual dividido pelo faturamento médio realizado correspondia a CINCO ANOS DE PRODUÇÃO. Ou seja, o SISTEMA de APOIO emperrado, confuso e deficiente impedia o escoamento de produção aos níveis desejados.
Isso também se confirmou pela pontuação sofrível das ÁREAS DE APOIO ou como chamo de “SISTEMA DE APOIO”, que por consequência impedia que o “SISTEMA PRODUTIVO” fluísse em níveis compatíveis com as necessidades da empresa.

Outra evidência do resultado preciso do Diagnóstico era o fato do Depto Comercial correr o tempo todo atrás de novos negócios na busca de encaixar valores antecipados, com objetivo claro de cobrir furos no Fluxo de Caixa dos negócios antigos. Isso certamente formaria uma verdadeira BOLA DE NEVE com riscos eminentes de naufrágio da Cia.
De duas opções uma é verdadeira; Ou a empresa tem muito DINHEIRO ou as margens atribuídas aos Produtos e ou Serviços são muito ELÁSTICAS e cobrem tais furos. Não existe terceira opção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário