terça-feira, 25 de junho de 2013

O Quanto uma Consultoria Custa Pouco:


A maioria absoluta das organizações mantém em suas estruturas as tradicionais caixinhas dando o título de Gerente nas conhecidas áreas como: Industrial, Comercial, Contratos, Administrativo, Financeiro, Marketting, Recursos Humanos, etc.
Os salários destes Gerentes com encargos somam mensalmente em torno de R$ 170.000,00 e tem seu peso no Custo Fixo de forma assustadora. Além disso, cada Gerente carrega em suas estruturas seus respectivos supervisores, secretárias e assistentes que ocupam espaço, recursos  materiais para desenvolverem seus trabalhos.
Segundo dados oficiais a maioria das empresas mantém UM funcionário indireto para cada funcionário direto, onerando seus custos fixos e obviamente com seus reflexos no preço de venda.
É necessário revisar periodicamente sua estrutura, passando a limpo o papel de cada um na estrutura e buscar continuamente a eficiência não só das áreas produtivas, mas seu modelo administrativo de suas áreas de apoio.
Nesta ótica uma boa Consultoria acaba saindo muito barato, tendo em vista a neutralidade de suas ações e fundamentalmente pelo fato de ter a leitura e visão do negócio puramente profissional.
Para isso sugiro a leitura de cada postagem neste blog. Trata-se de casos vivenciados em minha carreira e que ao certo muitos deles se encaixam em sua empresa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário