terça-feira, 12 de agosto de 2014

Negócio a Deriva..


O Empresário que trabalha sem lucro acaba trabalhando o mês inteiro para Funcionários, Impostos, Encargos e Fornecedores. Isso se já não estiver faturando abaixo do CPV ( Custo do Produto e ou Serviço Vendido).
Sem pagar suas contas obviamente os fornecedores se retraem, as contas básicas de Aluguel, Energia, água  e telefone não esperam e funcionários acabam deixando  a empresa ou tomam atitudes para serem demitidos.
A empresa passa a operar desfalcada em seu quadro, seus custos de turn over e absenteísmo fogem do controle e certamente nem o seu próprio pró  labore terá direito de retirar. Afinal, todos sabem que o Patrão é o ultimo a ser pago, isso se sobrar!
O CPV clássico é a soma dos Custos Fixos mais Custo Variável  antes dos impostos, margem, comissões e custo financeiro. Portanto, se a Empresa tiver faturando o valor igual ao CPV ela está operando  no Ponto de Equilíbrio ou em linha de risco muito sério.
Faturando apenas o CPV o risco é previsível e a duração disso será do tamanho da paciência dos credores das contas de comissões, Impostos e Custo  Financeiro. Portanto a única conta que o empresário pode "empurrar com a barriga" é a de sua margem.
Neste caso, particularmente sou da opinião que o Ponto de Equilíbrio deve ser considerado com todas as contas e com suas taxas cheias, exceto a da margem.
O que me deixa realmente impressionado é o quanto a maioria das empresas operam as cegas e no aperto jogam a culpa nas na  crise, no mercado retraído ou no povo sem dinheiro.  Aí, você caminha 300 metros,  entra em concorrentes que estão administrando longas filas de negócios, estão ampliando seus quadros de funcionários, fazendo altos investimentos em reformas e melhorias, etc. Ou a crise não passou por lá  ou estão cumprindo a cartilha básica de administração.
Por entender que o Dono do Negócio tem o direito apenas de sacrificar o seu bolso, não sobram alternativas efetivas a não ser mudar os resultados disso ou passar o bastão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário