quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Estruturas Metálicas x Serralheria de Grande Porte

Em 1983 (há exatos 30 anos atrás) eu estava em entrevista em uma empresa  onde  postulava minha primeira experiência como Gerente Industrial em uma Fábrica de Cofres e Portas Fortes.
Após uma rápida passagem pela fábrica o Diretor Presidente perguntou-me o que eu teria achado de sua Fábrica. Respondi a ele de bate pronto que ele não tinha uma fábrica e sim uma “Serralheria de Grande Porte”. Ele sorriu e  concluiu nosso contrato dizendo; “Quanto custará seu passe e quando você pode começar a trabalhar conosco”. Acertamos-nos em poucas palavras e em 24 horas eu estava assumindo o grande desafio de transformar aquela serralheria em uma indústria. As únicas recomendações recebidas foram que a empresa não tinha tempo de errar em minha contratação e que eu teria "Carta Branca para todas as minhas ações".
Minha resposta não poderia ser diferente. Sua empresa carecia do básico de infraestrutura onde não existiam 90% das áreas de apoio que seu produto final requeria e o que existia funcionava precariamente. Na contramão disso operavam em um mercado extremamente promissor em plena expansão dos Bancos naquela época. Ao mesmo tempo vivíamos o verdadeiro "BOOM" da Automação Bancária quando as primeiras empresas como: SID Informática, Itautec, Digired, Compart e Digilab apresentavam seus primeiros protótipos dos Caixas Dispenser para os Bancos 24 Horas, Banco dia e Noite que funcionariam em quiosques.
Naquela época apenas o Bradesco inaugurava em média de 1,5 agencia por dia útil e mantinha uma Diretoria apenas para os eventos de inauguração. Isto demandava o que eles chamavam de enxovais para novas agencias onde contemplavam vários itens de nossa fabricação.
Depois de 90 dias de trabalho fazíamos um churrasco de confraternização comemorando a primeira aprovação de um “PROTÓTIPO” junto ao principal cliente Bradesco. Durante o churrasco seu filho Diretor Comercial comentou ao meu ouvido em tom de cochicho,  que quando me contratou não sabiam como iriam fazer para honrar com meu salário combinado, que nunca atrasou sequer um dia.
Graças a visão do Diretor Presidente e seu interesse inequívoco de arrumar a casa, deixamos para trás: 60 concorrências perdidas no Bradesco, Sem nenhum crédito na praça, 30 Funcionários mal pagos, Multas por atrasos de entregas, Produção artesanal de dois a três produtos por dia, dívidas irreversíveis e uma fábrica artesanal, suja e desorganizada.
Com a fábrica arrumada e com infraestrutura compatível em menos de um ano, passamos a viver uma situação completamente oposta como: Fornecedor exclusivo do Bradesco, um dos melhores créditos na praça, 302 funcionários satisfeitos, com resposta e escoamento de Produção, Produção de 40 a 50 produtos por dia, sem pagar um centavo de multas por atrasos e, sobretudo fazendo grandes investimentos e resultados positivos em uma fábrica limpa e organizada.
Conclusão: Embora tenha vivido isso há 30 anos atrás, meu relato meu deu conta que muitas empresas do segmento de Estruturas Metálicas, VIVEM AINDA HOJE exatamente a primeira situação aqui narrada antes da “Reconstrução de Gestão”.
O fato de eu ter vindo de uma multinacional alemã , fabricante de Moto Serras e minha vivência anterior de uma fabrica de Tratores não impediu de fazer um excelente trabalho de Gestão. O que denota que a visão de Gestão era muito mais importante que o conhecimento específico do produto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário