quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Sincronismo das áreas Comercial e Industrial

Na Batalha dos negócios de nada adianta termos um “Canhão de Vendas” e Lutar na produção com “Arco e Flecha”. Certamente o canhão será desativado por falta de munições e de retaguarda de fábrica;
É o mesmo que o Flamengo contratasse o Ronaldinho Gaúcho sem dar a ele retaguarda de defesa como a do Goleiro Felipe. Um atacante não faz vitórias sem o resto do time estar jogando com uma boa estratégia tática e em sintonia!
Quero dizer que de nada adianta a empresa manter em sua área comercial o melhor time como fronte de primeira linha, vendedores e representantes com todo “GÀS” e ter que recuar do campo de guerra por falta de resposta da fábrica.
Há 28 anos atrás, na primeira reunião que eu participava  ouvia de minha Diretoria  de que a razão da empresa ter me contratado como Gerente Industrial era o fato da empresa estar perdendo  80% das Propostas Comerciais por questões de Qualidade e Prazos de Entrega. Depois sentenciou, que meu salário e de toda a empresa dependeriam fundamentalmente de minhas ações e que não tínhamos “prorrogação” para o jogo.
A empresa amargava 60 concorrências perdidas no principal cliente do mercado nacional e os poucos contratos que conquistavam,  suas margens eram corroídas por multas de atrasos de entregas e assistência técnica;
Em um ano de trabalho, reestruturamos as áreas de apoio de Engenharia, PCP, Qualidade, Ferramentaria, Manutenção Materiais, MÉTODOS E PROCESSOS e o pessoal da Produção. Saímos do artesanato para processos gabaritados em linhas de produção e revertemos o quadro.

Como exemplo de resultados alcançados com as novas ações, podemos citar um pedido conquistado de "300" unidades no valor de R$ 1,5 Milhões que fabricamos em 90 dias sem atraso algum. No passado, para o mesmo produto a fábrica precisou de 120 dias para entregar "30" unidades e ainda com sérios problemas técnicos de pós vendas.
Ao final de 2 anos tínhamos o melhor desempenho entre as principiais concorrentes do Brasil e abocanhamos os principais clientes do mercado. Estabelecendo com isso paridade com nosso Canhão de Vendas, que em breve teve que se adequar para ocupar nossa capacidade de produção.

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