segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Jardineiro e a Qualidade:

Um jardineiro que julgava fazer um bom serviço cismou que  seus clientes nunca reclamavam em aspecto algum do trabalho que já fazia a mais de dois anos;
Um dia resolveu testar seu prestígio. Ligou para um de seus principais clientes  identificando-se como  outro Jardineiro oferecendo seus serviços, estabelecendo o seguinte diálogo:
Jardineiro: O senhor não está necessitando de serviço de Jardineiro¿
Patrão: Não... Obrigado! Já tenho um jardineiro;
Jardineiro: Eu costumo chegar muito cedo ao trabalho, levo minha comida, meu café, minha água e cedo da tarde acabo sempre meu trabalho;
Patrão: Meu jardineiro também faz isso!
Jardineiro: Mas eu faço o serviço a cada 15 dias;
Patrão: Meu jardineiro também faz a cada 15 dias;
Jardineiro: Eu corto toda a grama e faço a poda nas plantas;
Patrão: Meu jardineiro também faz isso;
Jardineiro: Faço o acabamento em volta das guias e faço os canteiros bem desenhados;
Patrão: Meu jardineiro também faz isso;
Jardineiro: Depois que corto toda a grama no final da tarde, molho toda a grama e faço isso também a  cada dois dias pelo mesmo preço;
Patrão: Meu Jardineiro faz exatamente isso também;
Jardineiro: Depois que eu corto toda a grama e as podas eu varro tudo recolho os todos os resíduos e não deixo nada no local;
Patrão: Meu jardineiro também recolhe os resíduos e não deixa nada no local;
Jardineiro: Eu gozo da inteira confiança de meus patrões e tenho até a chave do portão para que meu trabalho não dependa de ter alguém em casa ou tenham que acordar mais cedo.
Patrão: Meu jardineiro tem a chave de meu portão desde o primeiro dia que trabalhou em minha casa e goza de minha inteira confiança;
Jardineiro: Em meu trabalho, uso minhas próprias ferramentas e não dependo de ninguém para desenvolver minhas atividades;
Patrão: Meu Jardineiro também utiliza suas próprias ferramentas e as mantém muito limpas, lubrificadas e afiadas;
Jardineiro: Ao encerrar meu trabalho sempre peço ao meu patrão para revisar todo o serviço efetuado e quando tem qualquer exigência a mais eu procuro atendê-lo;
Patrão: Também reviso tudo antes de meu jardineiro ir embora  e me atende muito bem a tudo que acho que pode melhorar;
Jardineiro: Meu patrão sempre recomendou  meus serviços para outras pessoas;
Patrão: Eu também sempre recomendei  meu Jardineiro para meus amigos;
Conclusão: Por mais humilde que possa ser uma função ou  serviço, é fundamental que se saiba do nível de satisfação de seus clientes;
O Jardineiro do jeito dele conseguiu fazer um bom teste de prestígio e conseguiu obter a medida exata do nível de satisfação de seu cliente;

Nenhum comentário:

Postar um comentário