;
Tínhamos perdas em sucata de 300 peças por dia de um determinado componente que correspondia a 10% da produção com prejuízo de R$ 1.100,00 por dia;
Pessoas comuns da linha de produção formaram um GT com o enunciado do problema e em apenas dez dias baixaram a sucata para “0” isso mesmo ZERO.
Embora as causas fossem do meu conhecimento como Gerente Industrial , a estratégia era envolver pessoas no problema, motivá-las a entenderem as causas fundamentais e conquistarem as melhorias com o uso das ferramentas fundamentais e atingir a constância no processo;
Os ganhos foram importantes com ações certeiras, as conquistas eram diárias e sobretudo motivadoras. Ao zerar o índice, um novo enunciado foi criado para o mesmo GT “Porque Zero ¿ “ o grupo ficou surpreso, mas era uma estratégia para disseminar o conceito de conquista em toda empresa.
O GT fez uma apresentação de resultados para toda a empresa, foi premiado e elogiado em público. Progressivamente outros grupos foram formados para outros focos, os resultados pipocavam em todos os setores e ganhavam constância;
Nenhum comentário:
Postar um comentário